Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinha de Sentidos

Sab | 08.04.17

Acerca de mim

Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos

IMG_20170915_145655_304.jpg

Olá! Eu sou o Gualter, e sou eu criador de conteúdos e autor do projeto "Cozinha de Sentidos".

Tenho 37 anos, sou natural de Vila Franca do Campo e resido na Ilha de São Miguel, que fica nos Açores. 

Sou vegetariano há cerca de 7 anos, mas nem sempre o fui. No final de 2015 decidi mudar a minha dieta por razões éticas, ligadas ao bem-estar animal, e a partir daí, fiz um estudo profundo acerca do vegetarianismo, que me pudesse dar mais bases para não só seguir a dieta, mas também informar-me acerca de motivações associadas a este modo de estar na vida. 

Comecei a ter curiosidade por cozinhar cedo, quando via minha mãe a preparar as refeições para a familia, e eu de alguma forma tinha vontade em participar. Coisa que era dificil acontecer.

Sempre gostei de cozinhar, e preparar jantares para receber pessoas em casa, é algo que me deixa satisfeito todas as vezes. Adoro receber bem, e criar boas memórias através da comida, e que isso seja um canal condutor para fazer surgir nas pessoas boas emoções e sentimentos também. Para mim, a cozinha é o lugar perfeito para reunir as pessoas que mais gostamos, a comida tem a capacidade de nos reunir por bons motivos. 

Além de cozinhar adoro natureza, adoro estar rodeado por animais, e adoro observar, mas também fotografar esta atmosfera natural. Não há melhor forma de eu sentir-me equilibriado. Natureza, um passeio, boa comida e pessoas que gosto. 

Atualmente sou funcionário público de segunda a sexta feira, e após esse período, e sempre que posso, dedico-me ao projeto Cozinha de Sentidos. 

No projeto realizo imensas atividades, entre elas, a realização de alguns eventos pessoais e para coletivos, como os workshops, showcookings de culinária vegetariana.  Apresento também duas rubricas de cozinha, uma televisiva no programa "Açores Hoje", que é transmitido na RTP Açores, e a outra rubrica no jornal digital  "Açores 9", em ambas as rubricas partilho uma receita vegetariana semanalmente. Também realizo formações e workshops em modo de consulturia para algumas empresas de catering e de hotelaria. 

Tenho um livro editado desde janeiro de 2021, "Comer Vegetariano Durante uma semana",  que é o primeiro livro de cozinha vegetariano dos Açores.  A 4 de junho de 2022, o livro é considerado pela Gourmand Internacional, o Melhor Livro de Receitas de Portugal de 2022, numa cerimónia na Suécia, onde anualmente elegem os melhores livros de culinária de todo o mundo. Resumidamente, o livro é um desafio, onde os leitores são convidados a experimentar a dieta vegetariano durante uma semana, com sugestões presentes no livro para todas as refeições nesse período, a custo reduzido, com técnicas simples e saborosas. 

Tem sido uma jornada incrivel pelo mundo da gatronomia, que além de promover o vegetarisnismo nos Açores, e não só, tem por missão fazer despertar o que melhor temos dentro de nós, e fazermo-nos expressar através da comida e da sua partilha, seja numa mesa, seja através de um vídeo ou uma foto. 

Dedico-me com amor, e profunda entrega ao meu projeto, porque acredito muito nele.

É gratificante esta bolha de carinho que envolva a minha cozinha, que é irradiada por todos vocês que a seguem com carinho. Obrigado.