Bolas de berlim vegan
A receita que trago hoje é uma adaptação à tradicional receita das bolas de berlim.
A massa fica fofa, mas deverá respeitar o tempo sugerido de fermentação, enquanto levedam. O tempo estimado pode variar conforme a temperatura ambiente e estação do ano. As leveduras gostam de temperaturas mais quentes.
Em relação ao recheio, este fica muito bom, caso não goste do sabor do ovo tem de experimentar este creme, fica muito saboroso e é pouco enjoativo. Eu antes não gostava do sabor das comuns devido ao ovo, e gosto de me lambuzar com esta versão, volta e meia, quando a preparo, embora não seja o meu doce ideal, talvez pela fritura.
Para quem adora bolas de berlim, tem aqui esta opção 100% vegetal para experimentar, apta para veganos, pessoas com alergia ao ovo, e aos derivados do leite, tenho certeza que vai gostar.
12 a 14 unidades
Para a massa
- 500 gr. de farinha sem fermento tipo 65
- 250 ml de bebida de soja
- 5 colheres de sopa de creme vegetal (manteiga)
- Raspa de 1 limão
- Metade de uma saqueta de fermento seco (usei Fermipan)
- 20 ml de aguardente
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Óleo para fritar
- Pitada de sal
Para o recheio:
- 80 g de puré de cenoura ou de abóbora (cozidas)
- 250 ml de leite de soja
- 1 colher de sopa de creme vegetal
- Pitada de sal fino
- 140 g de açúcar
- 3 gotas de essência de baunilha
- 16 g. de amido de milho
Preparação:
- Vamos preparar a massa. Aqueça previamente a bebida de soja com o creme vegetal, até a bebida de soja ficar morna, e o creme vegetal derreter. Para perceber se a temperatura é a ideal, deverá consentir a temperatura no dedo por alguns segundos sem se queimar. Neste ponto acrescente o fermento, e envolva-o bem com a bebida de soja até se dissolver por completo.
- Num recipiente acrescente os secos, e aos poucos vá incorporando a bebida de soja com o fermento, até obter uma massa. Sova com a palma das mãos até a massa ficar sedosa e elástica e a soltar-se dos dedos. Depois deixe repousar no interior do recipiente coberto com um pano, para levedar até que duplicar de volume. Deverá demorar cerca de 1 hora.
- Entretanto prepare o creme para rechear as bolhas de berlim, para ter tempo de arrefecer. Deverá cozinhar a abóbora ou a cenoura previamente, e escorrer o excesso de água muito bem. A seguir junte todos os ingredientes num copo de varinha mágica ou no liquidificar, e triture até obter uma mistura homogénea e fina sem grumos. Leve esta mistura a cozinhar num tacho em lume brando até começar a borbulhar. O creme irá engrossar, e não deverá deixar borbulhar mais que 1 minuto. Depois disto desligue o lume, cubra a parte superior do creme com uma pelicula aderente e deixe arrefecer.
- Após a massa ter levedado, polvilhe a superfície de uma mesa com farinha, e da massa faça 12 a 14 bolinhas pequenas uniformes, deixe levedarem mais 20 a 30 minutos, e de seguida leve a massa das bolas de berlim a fritar em óleo quente até ficarem douradinhas de ambos os lados.
- Entretanto com uma vara de arames bata o recheio para ficar cremoso. Encha um saco de pasteleiro com este creme, faça um corte nas bolas de berlim, e recheie bem o seu interior como vê na imagem.
- Polvilhe as bolas de berlim com açúcar de confeiteiro ou açúcar, se quiser.
Bom apetite.