Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Ter | 12.02.19

Bolo de beterraba vegano

Gualter Rainha

oie_80JNE9rgobdr.jpg

oie_7uNh39Gamp1Z.jpg

Mais uma receita dedicada ao dia 14 de fevereiro, o dia dos namorados.

Desta vez um doce feito a partir da beterraba, que lhe confere esta cor vermelha vibrante.

O bolo é húmido e agradável de sabor, mas caso em casa exista alguém que não goste tanto deste superalimento, cheio de antioxidantes e ferro, reduza 50 g da quantidade crua antes de liquidificar. Além disto a receita é 100 % vegetal, não sendo necessário a adição de ovos, ou outros derivados, como o leite de vaca a manteiga ou o mel.

Apaixone-se com esta sugestão e faça alguém feliz, com este presente à mesa. Os pequenos detalhes, de forma consistente, fazem despertar bons sentimentos e emoções de forma concisa.

A maior dificuldade talvez resida no merengue, mas têm o meu apoio, e caso precisem enviem mensagem a pedir ajuda. Eu sei que conseguem, só vos quero dar confiança.

Desejo-vos uma vida repleta de muita satisfação e amor! 

Ingredientes

 Bolo

  • 200 g de beterraba crua em pedaços
  • 100 ml de bebida vegetal
  • 50 ml de sumo de limão
  • 60 ml de óleo vegetal
  • 240 g de farinha de trigo biológica ou comum
  • 1 colher de chá de fermento
  • 2 colheres de farinha de linhaça
  • 200 g de açúcar de coco ou outro
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Ganache

  • 200 g de chocolate negro sem derivados 70 % no mínimo
  • 200 ml de bebida vegetal

Merengue vegetal

  • 250 ml Aquafaba (liquido da cozedura do grão de bico)
  • 100 g de açúcar
  • Algumas gotas de limão

Instruções (Bolo)

  1. Junte a beterraba a farinha de linhaça e os líquidos no liquidificador, e triture-os até obter um creme homogéneo. Bem triturado. Reserve.
  2. Peneire a farinha numa tigela e misture o açúcar e o fermento.
  3. Junte a mistura de beterraba batida com os ingredientes secos e misture tudo muito bem, e até que tudo fique incorporado.
  4. Unte forminhas individuais ou uma forma de bolo pequena para esta quantidade, com óleo e farinha, e encha com a massa do bolo.
  5. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180 C º por, aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até o palito sair limpo.

Ganache

  1. Corte o chocolate em pedacinhos, e coloque numa tacinha que possa ir ao micro-ondas.
  2. Leve a derreter em temperatura “mediana”, e de 20 em 20 segundos, retire e mexa bem o chocolate para que envolva tudo, e ajude a derreter. Pode derreter também em banho maria.
  3. Depois de tudo derretido, aos poucos adicione a bebida vegetal e mexa sem parar, até ter adicionado toda a bebida vegetal e ter conseguido um creme de chocolate cremoso, sedoso e brilhante.

Merengue

  1. Caso coza o grão de bico em casa, deixe que o grão de bico arrefeça na água da própria cozedura para que a água ganhe mais consistência.

Nota: poderá utilizar a água de conversa caso queira facilitar, eu pessoalmente em ultimo recurso prefiro os frascos de vidro, mas atenção, devem ter em conta que a água estará temperada com sal, podendo fazer-se sentir esse elemento (sal), no merengue.

  1. Depois de separar os 250 ml de aquafaba (água do grão de bico), leve ao tacho para que reduza de 250 para 150 ml, de forma a que fique mais espeço. Leve ao frigorifico posteriormente, e deixe ficar bem gelado.
  2. Após ter o aquafaba pronto e gelado, bata-o em castelo com o sumo de limão e o extrato de baunilha, até conseguir que fiquem firmes.
  3. Aos poucos junte o açúcar com a batedeira ligada, até que tenha conseguido um merengue bem brilhante e espesso.
  4. Nota: primeiramente faça o processo de redução do aquafaba, e coza o bolo para que ambos arrefeçam.

Montagem

  1. Após ter todos os elementos prontos, coloque ganache de chocolate no fundo da tachinha pretendida para o servir a sobremesa, com a ajuda de uma colher. Alise, para que fique uniforme e circular na base. Coloque o bolo de beterraba em cima.
  2. Verta um pouco de ganache em cima do bolo, e deixe escorrer um pouco. Finalize com merengue de aquafaba em cima, utilizando um saco de pasteleiro próprio para o efeito que vêm na foto.
  3. Caso tenha um maçarico, queime o merengue para lhe dar um aspeto mais gourmet e apelativo.

oie_xP2NJk15tWF9.jpg 

5 comentários

Comentar post