Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Sex | 16.03.18

Caril de grão ao coco, com pão chapati

Gualter Rainha

IMG_20180316_104853_293.jpg

IMG_20180316_104515_184.jpg

 

Este é um prato com influência Asiática, vindo do 2º país mais populoso, a Índia.  A sua história é riquíssima, com uma herança gastronómica vasta.

A história das especiarias na Europa ficará para sempre ligada à história do mundo, como responsável por novas rotas terrestres e marítimas. Bem sabemos que muitas das especiarias, condimentos e ervas aromáticas que conhecemos hoje, são de origem Indiana, e foram trazidas para os restantes Continentes, e de influênciaram a nossa herança gastronomica e não só.

Em termos gastronómicos, os pratos Indianos são coloridos e vibrantes, extremamente aromáticos e condimentados por especiarias, ervas aromáticas e condimentos de alta qualidade.

Confesso que sou um apaixonado por especiarias, e sempre que me oferecem alguma diferente, essa torna-se um foco de inspiração para novas receitas.

O pão chapati, é uma espécie de pão Árabe rápido e fácil de preparar. É um pão saudável, e não leve fermento. É muito usado na gastronomia Indiana a acompanhar diversos pratos.

Viaje com este prato, e descubra um pouco da cultura gastronómica apaixonante e aromática, que a Índia possuí.

Ingredientes:

(Caril)

  • 400 g de grão de bico cozido
  • 2 colheres (sopa) de caril
  • 1 colher (chá) de pimenta preta
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 400 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
  • Coentros frescos q.b.
  • 1 Piripiri fresco ou seco (opcional)
  • Arroz Basmati (acompanhamento)

Ingredientes:

(Pão chapati)

  • 240 g de farinha sem fermento
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Pitada de sal
  • 100 ml de água À temperatura ambiente

Preparação do caril e do arroz Basmati:

  1. Comece por preparar o arroz Basmati. Leve um alho a refogar ligeiramente com fio de azeite e sal. Logo que o alho comece a refogar, adicione o arroz, e deixe que frite um pouco no azeite. Deve ir mexendo por vezes.
  2. Adicione 2 medidas de água para 1 de arroz, se necessitar tempere com sal novamente. Tape e deixe cozer em lume médio/baixo até que o arroz absorva a água toda. Desligue.
  3. Para o caril, comece por refogar a cebola e o alho levemente, com o óleo de coco ou azeite. Quando a cebola começar a ficar amolecida, adicione o tomate picado sem sementes, e deixe refogar um pouco mais, até que o tomate comece a cozer.
  4. Adicione as especiarias e deixe que cozinhem por 2 minutos, para que libertem os seus aromas e sabores.
  5. Adicione o leite de coco e junte coentros picados. Deixe reduzir um pouco.
  6. Adicione o grão de bico cozido, e deixe que cozinhe com o molho de caril até que fique um pouco cremoso. Desligue e adicione mais coentros frescos picados.

Preparação do pão chapati:

  1. Comece por juntar o azeite à farinha com a pitada de sal, e envolva.
  2. Aos poucos adicione a água à farinha, massajando com as mãos até que resulte numa massa bastante elástica, e que não se pegue nas mãos.
  3. Corte pequenos pedaços de massa, e com a ajuda de um rolo de massa estique-os até que fiquem com uma espessura bem fininha. Cerca de 2 a 3 mm, com diâmetro de 10 a 15 cm.
  4. Aqueça uma frigideira. Coloque a massa esticada sobre a frigideira, e deixe que assem cerca de 30 segundos de cada lado, até que o pão comece a ganhar bolsas de ar durante o cozimento, com algumas marcas escuras.

Para servir: Emprate o caril com o arroz Basmati, e se quiser, pode por pedacinhos de piripiri e coentros picados por cima.

Pode também usar o pão como uma espécie de tortilha, e colocar como recheio o caril e o arroz.

Um prato que apela aos nossos sentidos, sem dúvida!

IMG_20180316_103957_433.jpg

 

http://blogs.sapo.pt/manage/images?blog=cozinhadesentidos#

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.