Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Seg | 22.03.21

Chucrute - Probiótico

Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos

IMG_20210314_155418_826.jpg

IMG_20210314_154906_066.jpg

chucrute é uma conserva de repolho fermentado, e pode ser feito  com outros vegetais e ervas aromáticas em conjunto, que pelo seu processo de fermentação, o chucrute aumenta o seu teor de vitaminas pela atividade das bactérias, que produzem também vitaminas do complexo B e enzimas, sendo igualmente conhecido como probiótico. 

O chucrute é conhecido sendo de origem Alemã, contudo, graças às suas propriedades é consumido em todo o mundo, e tem ganho cada vez mais adeptos sobretudo para quem segue um estilo de vida mais saudável. 

Os fermentados caseiros são muito mais eficazes para quem procura este tipo de produtos, uma vez que contêm maior biodiversidade de bactérias do bem, que atuam sobretudo no sistema digestivo, e por consequência, melhoram a absorção de nutrientes, levando a que o nosso sistema imunitário seja reforçado, e a nossa saúde geral melhore.

Existem inumeros estudos que comprovam que os benefícios do chucrute não são apenas ao nível digestivo, mas também ajudam a melhorar o humor, e ainda previne doenças de cariz oncológico.

Existem inúmeros probióticos caseiros, mas para mim o chucrute é dos mais saborosos e acompanha muito bem refeições, o único cuidado a ter é não cozinharmos o chucrute, para que possamos tirar partido das suas propriedades. 

Em termos de cor, o chucrute comum é feito com branco, mas já existem inúmeras variações para todos os gostos, graças às adaptações com ingredientes coloridos.

Após o período de fermentação, deve-se conservar no frigorífico. 

Ingredientes

  • 1 kg de repolho branco e roxo em juliana. Usei 2 embalagens Califórnia da Azores Fresh
  • 1 cenoura raspada
  • ½ c. de sopa de sal grosso

Podem juntar algumas ervas aromáticas ou especiarias a gosto. Ex: cravo da índia, gengibre, salsa, coentros, cebolinho. etc.

Preparação

  1. Envolva o sal ao preparado Califórnia, e massaje com as mãos durante 5 minutos. Deixe repousar cerca de 1 hora para que o repolho destile.
  2. Poderá também comprar repolho e cenoura, e cortar os ingredientes em juliana.
  3. Após uma hora transfira o conteúdo para um frasco esterilizado até o preencher totalmente, descarte o excesso de líquido, e feche bem o frasco.
  4. Deixe o preparado fermentar durante 4 a 5 dias em local escuro, para que ganhe vida com propriedades de probióticos.

Consuma a acompanhar as suas refeições, e conserve no frio.

IMG_20210314_154906_066.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.