Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Qui | 21.10.21

Folhado de alheira vegetariana

Gualter Rainha - Cozinha de Sentidos

IMG_20210714_222827_051.jpg

IMG_20211021_094709_312 (1).jpg

IMG_20211021_095857_034 (1).jpg

Quem é que não gosta de um folhado bem recheado!?

Confesso que não abuso deste tipo de massas por serem calóricas, mas por vezes sabem bem, e como tudo na vida um q.b. não faz mal nenhum.

A alheira vegetariana que comprei não tinha muito sabor, então decidi intensificar o sabor, e o resultado foi uma agradável surpresa. Levei estas folhadas para um convívio na casa de um casal amigo e foi aprovado por todos.

Em relação à massa folhada podem usar 2 bases retangulares e fazer um único folhado ou pequenos folhados como fiz. Podem também optar por fazer a massa em casa usando os ingredientes e técnicas que irei partilhar mais a baixo nesta publicação.

Ingredientes

  • 3 alheiras vegetarianas (ou 400 g de tofu fumado em substituição)
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho
  • Fio de azeite
  • 2 folha de louro
  • 1 colher de sopa de paprika fumada (ou colorau)
  • Pitada de sal
  • 100 ml de vinho branco
  • 4 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 2 bases de massa folhada retangular (375 g. cada)

Massa folhada caseira (2 bases)

  • 300 g de farinha sem fermento
  • 7 g de sal
  • 170 ml de água
  • 250 g de creme vegetal “seco” tipo margarina (usei uma barra da marca Flora Vegetal sem sal)

Preparação do recheio

  1. Comece for refogar levemente a cebola com o alho em fio de azeite. Após a cebola ficar translúcida acrescente as especiarias e o louro e envolva.
  2. Adicione o vinho e o extrato de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos para que o álcool evapore.
  3. Retire a pele sintética da alheira, junte-a ao refogado e envolva bem. Transfira este conteúdo para um processador caso queira uma base recheio mais liso, ou poderá usar após terminar de cozinhar. Não se esqueça de deixar arrefecer o recheio, e caso não encontre alheira pode usar tofu fumado como sugeri em alternativa.
  4. Coloque o recheio no centro da massa folhada e distribua-o na massa. Recheie bem o centro para que os folhados tenham sabor e cremosos, não queremos folhados apenas de massa e secos. Pode optar por fazer um folhado grande e cortar na mesa, ou fazer doses individuais de 10 cm (aproximadamente) por cada dose.
  5. Pincele a massa com um pouco de azeite e curcuma para dar um pouco de cor à massa, e pode polvilhar com algumas sementes de sésamo como fiz.
  6. Leve ao forno pré aquecido a 190 °C durante 30 minutos ou até ficarem douradinhos.

Preparação da massa folhada

  1. Incorpore a farinha com o sal e a água até formar uma massa homogênea e sedosa. Depois de pronto envolva num pouco de pelicula e deixe descansar no frio durante 30 minutos.
  2. Entretanto estique o creme vegetal sugerido com o formato retangular sobre uma folha de papel vegetal.
  3. Aproveite estique a massa que esteve no frio sobre uma bancada enfarinhada com o formato retangular, e coloque o creme vegetal sobre a massa. Dobre a massa para cima do creme vegetal de todas as laterais, e com a ajuda de um rolo de massa estique bem a massa até ficar fina. Dobre novamente a massa das laterais para o centro para formar um quadrado, envolva com pelicula e deixe descansar no frigorifico pelo menos 30 minutos.
  4. Passados os 30 minutos volte a estender a massa numa superfície enfarinhada ou sobre papel vegetal até ficar com a espessura de massa folhada comum. Depois de esticar volte a dobrar das laterais para o centro, envolva novamente com a pelicula aderente e deixe descansar mais 30 minutos pelo menos.
  5. Repita este processo pelo menos 7 vezes, para conseguir uma massa bastante folhada. A última vez que esticar já pode acertar o corte da massa, cortando-a com o formato de retângulo de aproximado de 15 x 30 aproximadamente.

IMG_20211021_094515_972 (1).jpg

 

2 comentários

Comentar post