Folhado de alheira vegetariana
Quem é que não gosta de um folhado bem recheado!?
Confesso que não abuso deste tipo de massas por serem calóricas, mas por vezes sabem bem, e como tudo na vida um q.b. não faz mal nenhum.
A alheira vegetariana que comprei não tinha muito sabor, então decidi intensificar o sabor, e o resultado foi uma agradável surpresa. Levei estas folhadas para um convívio na casa de um casal amigo e foi aprovado por todos.
Em relação à massa folhada podem usar 2 bases retangulares e fazer um único folhado ou pequenos folhados como fiz. Podem também optar por fazer a massa em casa usando os ingredientes e técnicas que irei partilhar mais a baixo nesta publicação.
Ingredientes
- 3 alheiras vegetarianas (ou 400 g de tofu fumado em substituição)
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- Fio de azeite
- 2 folha de louro
- 1 colher de sopa de paprika fumada (ou colorau)
- Pitada de sal
- 100 ml de vinho branco
- 4 colheres de sopa de extrato de tomate
- 2 bases de massa folhada retangular (375 g. cada)
Massa folhada caseira (2 bases)
- 300 g de farinha sem fermento
- 7 g de sal
- 170 ml de água
- 250 g de creme vegetal “seco” tipo margarina (usei uma barra da marca Flora Vegetal sem sal)
Preparação do recheio
- Comece for refogar levemente a cebola com o alho em fio de azeite. Após a cebola ficar translúcida acrescente as especiarias e o louro e envolva.
- Adicione o vinho e o extrato de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos para que o álcool evapore.
- Retire a pele sintética da alheira, junte-a ao refogado e envolva bem. Transfira este conteúdo para um processador caso queira uma base recheio mais liso, ou poderá usar após terminar de cozinhar. Não se esqueça de deixar arrefecer o recheio, e caso não encontre alheira pode usar tofu fumado como sugeri em alternativa.
- Coloque o recheio no centro da massa folhada e distribua-o na massa. Recheie bem o centro para que os folhados tenham sabor e cremosos, não queremos folhados apenas de massa e secos. Pode optar por fazer um folhado grande e cortar na mesa, ou fazer doses individuais de 10 cm (aproximadamente) por cada dose.
- Pincele a massa com um pouco de azeite e curcuma para dar um pouco de cor à massa, e pode polvilhar com algumas sementes de sésamo como fiz.
- Leve ao forno pré aquecido a 190 °C durante 30 minutos ou até ficarem douradinhos.
Preparação da massa folhada
- Incorpore a farinha com o sal e a água até formar uma massa homogênea e sedosa. Depois de pronto envolva num pouco de pelicula e deixe descansar no frio durante 30 minutos.
- Entretanto estique o creme vegetal sugerido com o formato retangular sobre uma folha de papel vegetal.
- Aproveite estique a massa que esteve no frio sobre uma bancada enfarinhada com o formato retangular, e coloque o creme vegetal sobre a massa. Dobre a massa para cima do creme vegetal de todas as laterais, e com a ajuda de um rolo de massa estique bem a massa até ficar fina. Dobre novamente a massa das laterais para o centro para formar um quadrado, envolva com pelicula e deixe descansar no frigorifico pelo menos 30 minutos.
- Passados os 30 minutos volte a estender a massa numa superfície enfarinhada ou sobre papel vegetal até ficar com a espessura de massa folhada comum. Depois de esticar volte a dobrar das laterais para o centro, envolva novamente com a pelicula aderente e deixe descansar mais 30 minutos pelo menos.
- Repita este processo pelo menos 7 vezes, para conseguir uma massa bastante folhada. A última vez que esticar já pode acertar o corte da massa, cortando-a com o formato de retângulo de aproximado de 15 x 30 aproximadamente.