Marron glacé ou castanhas glaceadas
Este ano aventurei-me com as castanhas e fiz esta receita nobre com castanhas, as castanhas glaceadas.
É um doce muito comum na Itália e na França, e requer alguma paciência e tempo para ser preparada, uma vez que demora entre 2 a 3 dias até estar pronta, mas cada passo e cada minuto compensam por cada suspiro de tão boas que ficam.
Relativamente à receita é normal que algumas castanhas se partam a meio, tenha cuidado em não as mexer demasiado quando as colocar na calda. Deixe que ferva a calda conforme recomendado, mas evite mexer as castanhas.
Relativamente à curcurma pode ou não adicionar, a receita tradicional não leva. Eu quis dar um leve twist e que ficassem para o douradinho, e adicionei por esse motivo apenas.
Aproveite estas delícias para presentear a sua família pelo natal, são mesmo um gesto de carinho, por ser um doce com tanta atenção dedicada.
Ingredientes
- 500 g de castanhas
- 400 g de açúcar
- 1 c. café de extrato de baunilha
- 750 ml de água (para a calda)
- 2 unidades de cravo-da-índia
- 2 paus de canela
- 1 c. de café de curcuma em pó (opcional)
Instruções
- Comece por fazer um corte nas castanhas conforme vê na foto. Depois de as ter cortado todas, leve-as a cozer numa panela de pressão durante 8 minutos após a panela ter ganho pressão. Após os 8 minutos recomendados, desligue e retire a válvula da pressão.
- Com as castanhas ainda mornas remova a sua casca, dado que estando ainda quentes, esse processo torna-se mais fácil. Enquanto descasca as castanhas prepare a calda de açúcar.
- Num tacho junte a água e o açúcar, as especiarias e a baunilha, e deixe formar uma calda em chama média a branda durante 15 minutos.
- Depois de ter a calda pronta introduza as castanhas e deixem que cozinhem em chama branda por mais 15 minutos. Desligue e deixe que as castanhas permaneçam na calda por 12 horas.
- Após as 12 horas de repouso, volte a levantar fervura às castanhas por 2 minutos, volte a desligar e a deixar as castanhas ficarem na calda por 24 horas, para absorverem mais calda aromatizada de especiarias e baunilha.
- Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha as castanhas sobre o papel e reserve a calda. Leve as castanhas a secar durante minutos 30 a 1 hora à temperatura de 130 °C, conforme o seu forno. Pode deixar a porta do forno semiaberta para que as castanhas não queimem.
- Guarde as castanhas em frasquinhos esterilizados, e caso queira, pode conservar outras com calda, também em frascos esterilizados.