Naan - versão vegana (Pão Indiano)
A receita que partilho hoje é uma adaptação de um dos meus pães preferidos, os naas, que são uma iguaria deliciosa da culinária Indiana.
Nesta receita não usei derivados devido à minha dieta, mas fiquei tão satisfeito com o resultado que decidi partilhar a receita. Ficaram bem fofinhos, e aquela manteiga aromatizada pincelada, tornou os pães ainda mais especiais.
Servi os naas com caril de lentilhas, arroz basmati e pasteis indianos de cebola, foi tão bom!
Espero que experimente a receita.
Ingredientes
- 900 g de farinha de trigo 65 sem fermento
- 300 ml de leite vegetal tépido
- 100 g de iogurte de soja sem sabor
- 2 colheres de sopa de manteiga vegetal
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 12 g de fermento de padeiro
- Sumo de meio limão
Para pincelar
- 70 g de manteiga vegetal
- Sal q.b. no caso da manteiga não sal
- Salsa fresca picada
- 3 dentes de alho picada
Preparação
- Comece por aquecer o leite vegetal até estar morno. Neste passo deve acrescentar a manteiga vegetal para derreter também. Depois de ter leite vegetal tépido e a manteiga derretida, retire do lume e acrescente o sumo de limão o iogurte, o açúcar, o sal e o fermento e envolva tudo bem.
- Acrescente a farinha de trigo peneirada e vá envolvendo com as mãos até incorporar bem os líquidos. Amasse até conseguir uma massa bastante elástica, sedosa e leve. O ponto será quando a massa começar a soltar-se das mãos e do alguidar. Depois deixe repousar para levedar até a massa estar bem leveda e fofa. A minha demorou cerca de 2 horas, porque o dia estava particularmente frio.
- Separe porções de massa e faça bolinhas, a minha massa rendeu 12 pães. Estique a massa com formato circular com a ajuda de um rolo de massa. Entretanto aqueça uma frigideira, e vá cozendo os naas de ambos os lados até estarem com as marcas caraterísticas, castanhas ou levemente mais escuras. Repita até terminar.
- Por fim, pique o alho e a salsa e envolva com manteiga vegetal. Eu derreti a manteiga num tacho para que cozesse levemente o alho e a salsa. Depois pincelei cada pão com a manteiga aromatizada, e fechei-os com película aderente de cozinha para que ficassem ainda mais húmidos e fofinhos.
Bom apetite.