Pão caseiro regional
Pão quentinho, quem não gosta?
É das memórias de infância mais presentes que tenho. Lá em casa a minha mãe cozia pão imensas vezes, e ainda o faz hoje em dia. Por sua vez, a minha avó paterna, também tinha esse costume enriquecedor.
Adoro a partilha. Sempre que se coze pão, por hábito oferece-se um pãozinho quente ou aos vizinhos, ou à tia, ou à irmã. Há sempre alegria envolvente, e por sua vez satisfação.
A comida é simplesmente fantástica, tem muito de amor à mistura.
Relativamente ao fermento, podem usar a levedura. Contudo o fermento acaba por ser um pouco mais prático, dado que por vezes é difícil todos terem acesso à levedura.
Uma nota ao açúcar. Depende também do gosto de cada um. Há até quem coloque um pouquito mais, por gostar do pão ligeiramente mais adocicado com o leve “azedo” da fermentação. Mas para mim, está muito bem assim.
Ingredientes - 3 pães
- 750 ml de água morna
- 2 C. Sopa de açúcar
- 1 C. Sopa de Sal
- 2 C. Sopa de fermento de padeiro seco
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- Farinha de milho para tender o pão
Instruções
- Comece por juntar a água com o sal, o açúcar e o fermento. Misture muito bem e deixe repousar 10 minutos, para que o fermento ative e inicie a fermentação.
- Após esse período, junte-lhe a farinha de trigo e amasse bem, até que a massa fique brilhante e elástica. Antes de cobrir o alguidar com um pano, puxe a massa nas suas laterais para o centro em toda a sua volta. Polvilhe com farinha e cubra o alguidar. Deixe a massa descansar cerca de 30 minutos, para levedar.
- Após os primeiros 30 minutos a levedar, dê de mão à massa. Puxe das laterais para o centro, em toda a sua volta. Repita até que a massa ganhe alguma tensão. Volte a cobrir e deixe-a levedar até que dobre de tamanho.
- Polvilhe a bancada com farinha de milho, e tenda os seus pães. Divida a massa em 3 partes iguais e faça uma bola com cada pedaço de massa. Pressione a massa contra a mesa para que massa do pão fique ligeiramente amassado.
- Puxe a massa da extremidade para o centro e depois volte a dar mais uma volta, como vê no vídeo. Com a mão, no sentido longitudinal, marque a massa em 3 partes iguais e enrole a massa sobre essas dobras. Polvilhe bem com a farinha de milho.
- Polvilhe os 3 alguidares pequenos com farinha de milho, e coloque o pão tendido com a parte lisa virada para cima. Repita com os três pães, e deixe que fermentem até que dobrem de tamanho.
- Quando o pão estiver quase com o dobro do tamanho acenda o seu forno. Coloque a lenha no interior e deixe que aqueça. Vai reparar que as laterais do forno ficarão brancas. É sinal que está bem quente. Após apagar o lume, e remover as brasas do interior do forno com o rodo, passe o borralho com a água, como se fazia antigamente, para limpar o forno e baixar um pouco a temperatura, de forma a evitar que o pão queime, invés de cozer devagar.
- O tempo estimado de cozedura é de 40 minutos sensivelmente. Para isso basta virar o pão cru numa pá e introduzir no interior do forno. Os pães deverão ficar bem douradinhos, e fofos.
- Para fornos a gás, aqueça o forno a 200 °C, e coza o pão por cerca de 40 a 50 minutos, ou até estarem douradinhos.