Pão de deus 100 % vegetal
Confesso que das receitas de pastelaria Portuguesa esta seja talvez a que mais gosto.
Já tinha provado esta receita nos Açores, mas um dia ao viajar para o Continente porque tive de ir a Lisboa, comprei alguns na Padaria Portuguesa e .. foi um daqueles momentos que comemos de olhos fechados de tão bom que são. Os que mais adoro são os fofinhos meio encruados, porque são mais suculentos, com uma crosta húmida e cheia de coco. Até fico a salivar de de pensar. Confesso os que comi nos Açores ficam aquém dos da Pastelaria Portuguesa.
Como vegetariano estrito alguns há anitos, decidi então recriar a receita para 100% vegetal de forma a matar as saudades, e decidi também a partilhar aqui no blogue.
Bons preparativos, espero que aprovem!
Tenham cuidado ao cozer os bolinhos, se deixarem cozer até ao limite, é óbvio que ficarão mais secos, mas deixo à vossa escolha.
Ingredientes
- ½ kg de farinha de trigo sem fermento
- 100 g de açúcar
- 100 g de manteiga vegetal
- 2 C. sopa de vinagre de cidra
- 2 C. café de bicarbonato de sódio
- 1 C. café de extrato ou essência de baunilha
- 180 ml de bebida de soja morna
- 7 gr de fermento de padeiro (seco)
- 1 banana bem madura
- Açúcar de pasteleiro para polvilhar
Creme de coco
- 300 ml de leite de coco
- 1 colher de café de essência ou extrato de baunilha
- 100 g de coco ralado
- 100 g de açúcar
- Pitada de curcuma em pó (açafrão da India)
- 2 C. sopa de amido de milho
Instruções
- Comece por aquecer levemente a bebida vegetal. Após estar morna, adicione a manteiga e o fermento, e deixe repousar 10 minutos para que derreta a manteiga e ative a fermentação. Entretanto pode peneirar a farinha noutro recepiente e reservar.
- Com a ajuda de um garfo ou de um triturador converta a banana em puré. Este puré será um dos ingredientes fundamentais para dar liga à massa.
- Junte a banana à bebida vegetal e envolva bem. Gradualmente junte a farinha à mistura de líquidos com uma colher. Depois de tudo bem envolvido junte o vinagre e o bicarbonato, e volte a envolver até que fique totalmente homogéneo.
- Quando a massa começar a apresentar resistência transfira a massa para uma superfície com farinha e amasse-a até obter uma massa elástica e lisa. Coloque a massa no alguidar e deixe levedar até ao dobro do tamanho inicial. Demorará cerca de 40 a 50 minutos.
- Verta a massa de volta para a uma superfície com farinha e corte em 10 pedaços iguais, e dê o formato de bolinha a cada pedaço. Transfira as bolinhas para um tabuleiro com papel vegetal e cubra com um guardanapo molhado para não colar na massa.
- Deixe levedar novamente até que os bolinhos ganhem o dobro do tamanho para que fiquem bem fofinhas.
Prepare a cobertura de coco
- Basta juntar todos os ingredientes numa tacho, e levar ao lume até que o creme engrosse um pouco. Reserve.
A terminar
- Pré-aqueça o forno a 180 °C, e distribua o recheio em cima de todos os pães já levedados antes de irem ao forno. Faça-o com cuidado.
- Leve os pãoes de deus a cozer durante 20 a 30 minutos, conforme goste dos pães mais branquinhos e pouco cozinos, ou deixoe-os ficarem mais douradihos e cozidos. Deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar de pasteleiro.
A minha dica é que cubram os pães com papel vegetal ou de alumino durante a cozedura para que se mantenham bem clarinhos e húmidos.