Papas de aveia com curcuma e clementina
Se há refeição que gosto de ter presente, é a primeira. O pequeno almoço.
De manhã precisamos de nos alimentar, de forma a repor energia e a defenir a nossa alimentação para o dia. Começar com algo bastante saciente e nutritivo, é importante.
Estas papas, preparei-as em altura que andamos todos em casa de quarentena, devido ao covid 19. É altura que temos de ter o nosso sistema imunitário fortalecido, então, juntei a curcuma às papas, de forma a garantir mais antioxidantes e agentes anti-inflamatórios.
É importante ter estes pequenos truques presentes, não só nestas alturas, mas ao longo do ano, de forma a atuarem de forma favorável enquanto preventivos e amigos que nos fortalecem.
Ingredientes
- 150 ml de bebida de aveia (ou outra)
- 50 ml de sumo de uma clementina ou laranja
- 70 gramas de flocos de aveia
- Meia duzia de amêndoas picadas
- 1 kiwi fatiado e gomos de 1 clementina ou laranja
- 1 colher de chá de melaço de cana, ou outro xarope
- 1 c. de chá de curcuma
- Pitada de pimenta preta (pouca)
- Algumas lascas de coco (opcional)
Instruções
- Comece por juntar num recipiente os flocos de aveia com a bebida vegetal para que hidrate. Deixe repousar durante a noite no frigorifíco. Ou cozinhe diretamente, sem hidratar, levará mais alguns minutos.
- Junte a aveia hidratada no tacho, e caso necessário adicione um pouco mais de bebida de aveia. Junte a curcuma e a pitada de pimenta preta e deixe cozinhar, até que as papas fiquem cremosas.
- Desligue o lume e junte o sumo de clementina. Junte também o melaço de cana, para adoçar, caso queira. Envolva e coloque numa tigela.
- Corte um kiwi às rodelas e descasque a clementina, dispondo ambos por cima das papas.
- Pique as amêndoas e junte-as às papas junto com as lascas de coco.
Simples e rápido, saboroso e nutritivo. Bom apetite.