Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinha de Sentidos

Sex | 19.07.19

Papas de millet e puré de maçã - Sem glúten

Gualter Rainha

IMG_20190626_194027_169.jpg

IMG_20190626_193356_395.jpg

Partilho mais uma das receitas  abordadasno show cooking inserido na feira saudável que decorreu nos dias 25 de junho ao dia 8 de julho, no Continente de Ponta Delgada.

Aos que estiveram presentes, falei-lhes acerca de alguns cereais, e neste caso especifico falei acerca do millet que é um pseudo-cereal sem glúten com um valor nutricional bastante interessante, que mereceu a minha atenção para o transformar nesta receita super, mas super apetitosa. 

Além de cozido, a versatilidade do millet não se fica por aqui. Faz sobremesas, faz pequenos almoços bem reconfortantes, lanches,  etc etc. Prometo trazer-vos mais receitas com millet.

Ingredientes para cozer o millet

  • 50 g de millet demolhado 1 hora e lavado (Seara)
  • 150 ml de bebida vegetal com sabor a baunilha (Alpro)
  • pitada de canela Bio Margão (pouca)

Ingredientes puré de maçã

  • 2 maçãs Biofrade
  • uma colher de chá de sumo de limão Biofrade

Ingredientes para as papas (montagem)

  • 200 g de millet cozido
  • 100 ml de bebida vegetal com sabor a baunilha 
  • Meia dúzia de amêndoas com pele torradas marca Continente
  • Chips de maçã desidratada 
  • Fio de xarope de agave Seara (opcional)

Instruções

  1. Comece por cozer o millet. Passe-o bem por água e deixe de molho um pouco para remover os fitatos, que são neutralizadores da absorsão de alguns minerais.
  2. Depois de bem lavado, leve o millet a cozer com a bebida vegetal e a pitada de canela (pouca para não ficar a amargar) em lume brando até estar macio. Deve cozer em 3 vezes mais líquido à quantidade do millet. Depois de cozido, reserve.
  3. Prepare o puré de maçã. Descasque as maçãs e leve-as a cozer uns breves instantes com água, até que fiquem macias. Escorra-as bem, e coloque num liquidificador ou processador com o sumo de limão, e finalize até obter um puré macio.
  4. Prepare as papas. Basta juntar o millet com a bebida vegetal gradualmente num processador de alimentos, até obter um creme meio aveludado. Caso não necessite, não utilize a bebida vegetal toda. 
  5. Para a montagem, basta colocar as papas de millet num frasco, num copo ou taça, conforme prefira, e sobrepor com uma camada generosa do puré de maçã.
  6. Como topping coloque por cima algumas amêndoas com pele torradas, alguns pedaços de maçã desidratada que lhe irá conferir alguma crocância e acidez. Eu adoro maçã desidratada.

Decore com physalis e regue fio de agave se necessário, e sirva as papas mornas ou até frias do frigorífico. Ficam ótimas de qualquer forma. Pode guardar no frigorífico para o dia seguinte, ou levar para o seu lanche desde que tenha zona refrigerada para guardar. 

IMG_20190626_193526_949.jpg

IMG_20190626_194201_764.jpg