Queijo de caju (Alternativa aos convencionais)
Esta é uma daquelas receitas que não paramos de comer de tão saborosa.
É uma opção alternativa aos queijos convencionais, que poderão fazer de forma simples como na receita que irei partilhar, ou no caso de quererem elevar um pouco mais a dificuldade e acentuar o seu sabor, precisam de o fermentar algumas horas, ou até semanas dependendo das condições que tenham em vossas casas.
Relativamente à fermentação, deverão utilizar um probiótico caseiro como por exemplo kombucha ou rejuvelac. Basta juntar 2 colheres de sopa de rejuvelac e deixar que fermente por 24 a 48 horas para que consigam um grau fermentado aceitável no sabor.
Só têm de ter cuidado para que não crie bolores. Coloquem em zona seca em local ameno e protegido de bichos e pós durante a fermentação.
Podem panar ou não esta opção com ervas e especiarias, conforme sugiro.
Ingredientes
- Cerca de 140 gramas de caju
- 1 colher de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de levedura nutricional de cerveja
- 1 colher de chã de alho em pó
- 2 colheres de sopa de sumo de limão (ou substituir por probiótico)
- 1 colher de chá de sal
- Pitada de pimenta preta
- Pitada de orégão para panar
- Pitada de paprika fumada para panar
Instruções
- Comece por hidratar os cajus por 8 horas, para que fiquem macios na hora de triturar. Depois de hidratados escorra-os bem e passe por água corrente.
- Num recipiente adicione todos os ingredientes exceto o tomate desidratado, e com a ajuda da varinha mágica ou um robô de cozinha converta tudo a uma espécie de puré.
- Forre uma tigela com pelicula aderente ou papel vegetal e adicione o creme. Leve ao frigorífico por 2 a 4 horas no mínimo para que ganhe consistência para poder panar. Não tape a superficie quando colocar no frigorifico.
- Depois de ter mais consistência, molde com as mãos e pane com as ervas e as especiarias caso queira.
Nota: No caso de ter adicionado o probiótico, deve deixar fermentar durante 24 a 48 horas nas condições que referi inicialmente fora do frigorifico. Para conservar após esse período de fermentação coloque no frio.