Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Ter | 19.09.17

Tapas de húmus de pimento assado/defumado

Gualter Rainha

IMG_20170919_090004_536.jpg

Esta receita surgiu pela inspiração de um evento que participei a semana passada, o Oceans and Flow. Foi uma semana gratificante, com muita partilha e novos conhecimentos.

Esta receita é a combinação perfeita, entre o doce do grão de bico, o toque do assado do pimento e o defumado do pimentão doce da McCormic (paprika), que me foi oferecido pelo chefe Jorge Cordeiro. Obrigado Jorge, por esta maravilha! 

Ao regressar a casa após uma semana, deparo-me com imensos tomates cereja super maduros de um vermelho vibrante, foram sem dúvida a cereja no topo do bolo para esta receita. Decidi então fazer tapas tipícas de espanha, inspirado pela paprika espanhola que me foi oferecida pelo Jorge, com tomates cereja assados. 

Este prato é 100% vegetal, isente de latose, podendo ser isente de glúten também, conforme o pão ou torradas escolhidas para preparar as tapas.

IMG_20170918_185432_737.jpg

Ingredientes

  • 250 g de grão de bico cozido
  • 1 dente de alho descascado
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo tostadas
  • Sumo de meio limão,
  • Azeite, sal e pimenta preta q.b.
  • 1 pimento vermelho assado (pequeno)
  • Tomates cereja assados
  • Algumas folhas de manjericão

Preparação

  1. Comece por levar os tomates e o pimento vermelho a assar. Depois de assados, reserve os tomates, e retire a pele do pimento vermelho enquanto estiver quente, para que se solte fácilmente.
  2. Num procesador de alimentos (ou com a varinha mágica) combinar, o grão de bico cozido, o dente de alho descascado, as sementes de sésamo tostadas, o sumo de meio limão, algumas folhas de manjericão, e o pimento vermelho assado, até que resulte uma pasta. Ainda durante este processo, adicionar azeite conforme a textura desejada, retificando com sal e pimenta preta a gosto.

Capturar1.PNG

Servir com torradas, pão, e com tomates cereja grelhados. E deixe-se levar pelo seu sentido gustativo!

IMG_20170918_185700_093.jpg

Capturar.PNG

Nota: Serve muito bem como creme para barrar ao pequeno almoço, lanches ou entradas.

http://blogs.sapo.pt/manage/images?blog=cozinhadesentidos#

2 comentários

Comentar post