Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Seg | 31.08.20

Tarteletes de banoffee

Gualter Rainha

IMG_20200828_105510_015.jpg

IMG_20200831_140809_795.jpg

IMG_20200831_140938_753.jpg

A receita do banoffee, é uma receita é de origem inglesa simples e bastante apreciada por ser uma verdadeira perdição. Tem bolacha e caramelo, tem natas e banana. É uma combinação excelente. 

Esta receita,  foi adaptada de forma a conseguir uma versão vegetal. É também uma ótima forma de nós darmos utilidade às bananas que tão depressa amadurecem no verão. 

Eu como adoro banana, esta receita é um doce perfeito. Espero que também gostem. 

Ingredientes

  • 250 g de bolachas digestivas sem derivados
  • 80 g de manteiga vegetal à temperatura ambiente
  • Pitada de sal
  • 2 bananas
  • 200 g de polpa de leite de coco
  • 150 g de açúcar
  • 200 g de natas vegetais ou polpa de leite de coco
  • 4 C sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 C. sobremesa de essência de baunilha
  • Raspa de chocolate 70% q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por colocar a lata (ou latas) de leite de coco no frio durante 12 horas, pelo menos, de forma a separar a polpa do líquido. Após esse período abra a lata e remova a polpa. O líquido poderá usar em batidos, por exemplo.
  2. Bata as natas vegetais, (ou remova a polpa de mais uma lata de leite de coco) e bata até conseguir uma textura arejada. Aos poucos, acrescente o açúcar de confeiteiro até incorporar ás natas. Reserve no frio para endurecer.
  3. Adicione os 150 g de açúcar num tacho, e deixe o açúcar derreter até fazer caramelo. Após ter o caramelo, adicione as 200 g de polpa do leite de coco e a essência de baunilha. Irá borbulhar e solidificar o caramelo um pouco, mas não se preocupe que voltará a derreter.
  4. Mexa de vez em quando em lume médio a brando até o caramelo querer engrossar. A certa altura, verá que se irá formar uma espécie de água (transparente) na superfície a borbulhar. Remova esse líquido transparente e descarte. (Trata-se de óleo de coco, e este não queremos consumir. A não ser que utilize para fins cosmética caseiros). Após remover o óleo desligue e deixe o caramelo arrefecer.
  5. Triture a bolacha digestiva num processador e acrescente a manteiga amolecida. Caso a manteiga não tenha sal, adicione uma pitada de sal. Triture tudo até conseguir uma massa homogênea. Com a massa, forre as suas formas (cerca de 4) de tarteletes, ou faça uma tarte em ponto maior.
  6. Leve a base das tarteletes a cozer durante 10 minutos em forno pré-aquecido a 180 °C. (Possivelmente a massa irá “crescer um pouco, para as ajustar à forma aperte a massa ainda quente com uma colher para as ajustar e ficarem perfeitinhas).
  7. Após todos os elementos terem arrefecido, distribua o caramelo pelas tarteletes. Limpe as bananas e corte-as às rodelas, distribuindo-as em cima do caramelo. Sobreponha com o chantilly e decore com raspas de chocolate 70%.
  8. Caso queira coloque um fio de caramelo por cima, reserve no frio ou sirva.

IMG_20200831_140542_413.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.