Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de Sentidos

Qui | 18.04.19

Tarteletes de creme de limão e amêndoas caramelizadas

Gualter Rainha

oie_3OmjTvepsdCH.jpg

oie_1811540TIDIXBSN.jpg

Esta será uma das receitas que terei à mesa da minha Páscoa. Já faz pouco mais de 4 anos, de aos poucos, decidi fazer transição para o vegetarianismo. Aos poucos, as minhas mesas festivas deixaram de incluir carnes, mais tarde os derivados, como os laticínios, os ovos e o mel. Geralmente as pessoas associam limitante, mas bem, diria desafiante e futurista. Reaprendemos, percebemos que afinal, podemos ser tão saudáveis com uma alimentação à base de plantas, e os cordeiros, aquele belo pedaço de carne anda a correr a respirar vida.

Vivemos o renascer, a vida é criada e jamais retirada. O futuro pede mudança, seja por valores ambientalistas, éticos e de saúde. E estamos todos cientes disto. Se precisarem de ajuda, não hesitem, enviem-me email para gualterrainha@sapo.pt que farei por ajudar na transição, é bom sentirmo-nos apoiados/as.

Relativamente à receita! Inspirem-se! É simples. Tem uma leve cremosidade que fica do creme, junto com o crocante da massa quebrada e das amêndoas.

Caso queiram fazer uma tarte, também podem, caso não têm as bases para tarteletes. Boa Páscoa!

Ingredientes (Rende 5 tarletes)

  • Uma base de massa quebrada, usei de compra.
  • 500 ml de bebida de amêndoas
  • 100 g de açúcar
  • 1/2 colher de café de curcuma/açafrão da india 
  • Um pedacinho de casca de limão
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 30 g de farinha maizena

Amêndoas caramelizadas

  • 250 g de amêndoas cruas laminadas
  • 6 colheres de sopa de açúcar (da sua escolha) usei refinado
  • 5 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco biológico (usei da Bioforma Açores)

Instruções

  1. Comece por preparar o creme. Junte todos os ingredientes, com a exceção da massa quebrada, e leve-os ao lume médio até engrossar. Deixe que ferva durante pelos menos 2 minutos, mas mexa sem parar para não queimar. Reserve uns instantes até que forre as tarteiras, e retire o pedacinho de casca do limão.
  2. Para forrar as formas, basta cobrir as mesmas com a massa quebrada pressionando em baixo e laterais para que fique bem preenchido. Faça furinhos com a ajuda de um garfo em baixo, para que não se formem bolhas durante a cozedura.
  3. Posto isso, preencha as tarteiras com cerca de 110 ml do creme em cada uma, para que todas fiquem uniformes. Leve-as a cozer em forno pré-aquecido a 180 º c, durante 20 minutos.
  4. Entretanto, quando passarem 15 minutos prepare as amêndoas. Comece por juntar o açúcar, a água e o óleo de coco num tacho ou frigideira, até que derretam e engrossem ligeiramente. Junte as amêndoas, envolva bem para que fiquem totalmente caramelizadas. Não se preocupe se não ficarem com aspeto torrado, pois irão ainda ao forno.
  5. Passados os 20 minutos, retire as tarteletes do forno, e em cima preencha-as bem com amêndoas caramelizadas. Leve ao forno novamente cerca de 15 minutos, ou até que a massa fique totalmente douradinha e as amêndoas um pouco torradas.
  6. Retire do forno, e quando estiverem mornas ou frias polvilhe com açúcar confeiteiro e sirva-as! Boa Páscoa a todos/as.

oie_181138317w9barkV.jpg

oie_18112825gGg3Ctry.jpg

 

 

http://blogs.sapo.pt/manage/images?blog=cozinhadesentidos#

6 comentários

Comentar post