Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cozinha de Sentidos

Qua | 19.12.18

Trança folhada de frutos secos e ervas aromáticas

Gualter Rainha

oie_GyhX6VSnpW4M.jpg

Estamos a 5 dias da grande noite, da véspera de Natal. Quem me conhece, sabe que adoro esta quadra festiva e que a vivo com muito carinho e nostalgia.

Pois bem, este ano, vou partilhar algumas receitas dedicadas ao Natal, para que as vossas mesas de consoada possam estar repletas de vegetarianismo, com cores vibrantes, texturas maravilhosas e aromas… Bem os aromas “aguardem”, porque vai fazer despertar a magia que envolve as vossas mesas da consoada.

Hoje a receita é uma trança de maça folhada, ela recheada com amêndoas e ervas aromáticas, uma espécie de pesto mais “grosseiro”. Confiem em mim, é um verdadeiro regalo e manjar dos Deuses.

Vamos? O jantar aproxima-se, e precisamos dos ingredientes, e das instruções.

Ingredientes

  • 1 base de massa folhada retangular (a minha tinha 35 cm)
  • 200 gramas de amêndoas cruas
  • 100 gramas de folhas de manjericão frescas e limpas
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional de cerveja (opcional)
  • 4 cogumelos shikate frescos picados miudinhos
  • Sal, pimenta preta e azeite q.b.
  • 1 colher (sopa) de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas
  • Bagos de romã para decorar, e ervas frescas (usei endro)

Instruções

  1. Comece por preparar os cogumelos. Lave-os bem e pique-os bem. Faça o mesmo com o alho. Posto isso, leve ambos a refogar em fio de azeite e tempere com sal e pimenta preta. Reserve.
  2. Prepare o recheio. Num processador de alimentos, triture as amêndoas grosseiramente. Após trituradas, adicione o manjericão e as sementes de sésamo, com 2 colheres de sopa de azeite e o sumo de limão. Volte a processar até que tudo se combine, a amêndoa fique triturada em pedacinhos, e o manjericão desfeito.
  3. Adicione os cogumelos refogados ao preparado (para dar suculência ao recheio), a levedura nutricional de cerveja, (caso opte por a colocar irá enriquecer o recheio em termos nutricionais). Envolva, até obter um puré espeço com pedacinhos de amêndoas e com liga, caso necessite, tempere com sal e pimenta preta, azeite e reserve.
  4. Prepare a massa folhada. Deixe que fique à temperatura ambiente por cerca de 5 minutos para que fique mais maleável.
  5. Siga os passos da foto ilustrativa da montagem, colocando o recheio no seu centro da massa e cortando nas laterais. Deixe duas pontas em cada base de 5 cm, e em todo o sentido longitudinal da massa, tiras de 7 cm.

Capturar111.PNG

  1. Volte a primeira ponta da base para o interior, e comece a sobrepor as lareais em cima como se estivesse a fazer uma trança, e vá sobrepondo umas às outras quase até terminar as tiras de massa. Antes de terminar, volte a ultima ponta para o interior, e termine com as laterais para terminar a trança.
  2. Pincele com azeite e leve a trança ao forno pré- aquecido a 180 º C até que fique bem douradinha e estaladiça. Volte a pincelar com azeite depois de pronta para dar brilho, e termine com ervas frescas e bagos de romã para decorar.
  3. Aromatize a sua cozinha com esta receita, e espalhe a magia de Natal.

Depois de estar bem douradinha não deixe que permaneça no forno, pois queremos manter a sua suculência no interior. Serve-se bem morna ou fria.

45579997_1007814376077459_3163690773002584064_n.jp

Festas Felizes!